A Rede Globo

Principal empresa das Organizações Globo – o maior grupo de mídia, comunicações e entretenimento da América Latina –, a Rede Globo cobre todo o território brasileiro, através de suas Emissoras e Afiliadas. É a maior rede de televisão do Brasil.

A Rede Globo produz conteúdo para TV aberta, TV fechada, Internet e outras mídias. Somos líderes de mercado nas principais categorias de sites de Internet: notícias, esportes, novelas.

Desde nossa criação, em 26 de abril de 1965, a trajetória da Rede Globo foi guiada por um sonho: tornar-se uma cadeia nacional de TV, cobrindo todo o território brasileiro. Mais de 45 anos depois, essa jornada – que coincide com o próprio progresso tecnológico e com a história da TV no Brasil – mostra que o sonho virou realidade. Na verdade, a realidade é, hoje, ainda maior que o sonho, incluindo diversas plataformas que alcançam o público aonde quer que ele vá.

Visão

Queremos ser o ambiente onde todos se encontram. Entendemos mídia como instrumento de uma organização social que viabilize a felicidade. Trabalhamos juntos para a criação de um ambiente ESTIMULANTE, DESAFIADOR, PRODUTIVO e DIVERTIDO, onde ideias inovadoras são realizadas a cada dia, cativando telespectadores e anunciantes e gerando resultados crescentes e permanentes.

Missão

Criar, produzir e distribuir conteúdos de qualidade que informem, eduquem e divirtam, construindo relações que tornem melhor a vida dos indivíduos e das comunidades.

Áreas de atuação

Comercialização

A Globo foi a precursora na mudança dos padrões que regulavam o relacionamento entre os veículos de comunicação e o mercado. Ajudou a definir um novo formato de comercialização, estabelecendo um conjunto de princípios, que amplia conceitos e a aplicação da ética, além de colaborar para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de todo o mercado publicitário.

Hoje em dia, a área Comercial trabalha com o pensamento multiplataforma, desenhando suas estratégias de ação tanto para mídia em TV aberta, como TV fechada, Internet, celular, ônibus, metrô e aonde mais o público possa estar.

Tecnologia

A história de sucesso da Rede Globo esteve sempre associada a grandes investimentos em tecnologia. Há um forte apoio de tecnologia de informação em todos os processos do negócio: comercialização, programação, jornalismo, produção, pesquisa e arte. Isto também se reflete no ambiente de trabalho, com ferramentas modernas que agregam mobilidade, ampla comunicação e acesso às informações. Hoje, o futuro já é uma realidade na emissora, que, mais que qualquer outra empresa de entretenimento e jornalismo, se prepara constantemente para novos cenários.

A Rede Globo já produz e exibe em alta definição – HDTV. O pioneirismo da emissora é marcante, sendo a primeira a realizar, no mundo, uma transmissão transcontinental em HDTV ao vivo, durante a Copa do Mundo, na França. Inovamos também na exibição experimental do evento em 3D ao vivo para salas de cinema e na transmissão das aplicações interativas para todas as emissoras da Rede que transmitiram o evento digitalmente. Também produzimos o Carnaval 3D ao vivo para transmissão em TV a Cabo e para os camarotes espalhados pela avenida.

A empresa conta com toda a programação na internet, ampliando as oportunidades de interatividade com o telespectador. Em 2010, foram 36 transmissões ao vivo para os vários portais web. Baseado em tecnologia 3G, a iniciativa tem permitido que os repórteres do G1 façam participações ao vivo na web de praticamente qualquer local. Os nossos sites são os mais visitados do Brasil nas categorias entretenimento, jornalismo.

Negócios

A Rede Globo tem ampliado sua atuação, investindo cada vez mais em novos negócios para atender as necessidades de lazer, entretenimento e serviços de seu público.

A qualidade Globo brilha também na tela grande com a Globo Filmes que, há 12 anos, desde sua criação, mantém o posto de maior produtora do mercado cinematográfico nacional. Entre os recentes sucessos lançados, em 2010, Tropa de Elite 2 atingiu mais de 11 milhões de espectadores, superando bilheterias recordes do cinema brasileiro e internacional.

A Globo Esportes, criada em 1999, é a área da empresa responsável pela compra dos direitos de transmissão, comercialização e produção de eventos esportivos. Através da Globo Marcas, criada em julho de 2000, a Globo licencia suas marcas, seus personagens e conteúdo para utilização em produtos, serviços e outras mídias. Com isso, amplia e reforça o relacionamento do telespectador com o mundo da TV.

O padrão Globo de qualidade também atravessa fronteiras. A cada ano, dezenas de produções da Globo vão ao ar em diversos países, em idiomas diferentes. Existem três unidades principais de negócios internacionais: a Globo TV International, responsável pela distribuição de direitos internacionais de conteúdo; a TV Globo Internacional, dirigida a brasileiros e lusófonos no exterior; e a Globo TV Sports, divisão responsável pela distribuição de eventos esportivos brasileiros no exterior.

Criação e Produção

A Central Globo de Produção (CGP), localizada no Rio de Janeiro e conhecida como Projac, é o maior complexo de televisão da América Latina.

Só em 2010, entre novelas, minisséries, programas de variedades, linha de show e eventos, a CGP exibiu 2.240 horas na televisão e outras mídias. Foram exibidos 54 títulos, um total de 2.944 episódios, que levaram aos telespectadores cultura brasileira e de outros países.

Localizada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, a CGP ocupa uma área de 1,65 milhão de metros quadrados, que abriga três áreas dedicadas às cidades cenográficas, 10 estúdios, 15 módulos de produção, ilhas de edição, pós-produção, efeitos especiais e gráficos, fábricas de cenários e figurinos, apoio técnico à produção, administração e serviços.

Em São Paulo, a TV Globo conta com o reforço da Sede SP, que abriga os mais modernos estúdios de jornalismo da América Latina. Lá, são gravadas atrações como Altas Horas e o Programa do Jô. Uma sede planejada para oferecer integração, segurança, agilidade e conforto para as equipes.

Jornalismo

O jornalismo da Rede Globo é reconhecido por sua alta credibilidade e alcance nos mais remotos cantos do País.

São centenas de profissionais, no Brasil e no mundo, envolvidos na produção diária de telejornais, conteúdo para Internet e cobertura de eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas, Carnaval, Eleições e Mundial de Fórmula 1.

Um trabalho sério, intenso e diário, pautado pelos princípios que norteiam o Jornalismo da Globo e de suas Afiliadas: os principais acontecimentos do Brasil e do mundo veiculados com responsabilidade, isenção e imparcialidade.

Além das TVs aberta e fechada, e da Internet, o jornalismo da Globo também está em plataformas como a transmissão em ônibus, metrô e terminais rodoviários, por meio de sinal one seg e RSS do G1.com e do GE.com.

Recursos Humanos e Gestão

Em 2011, a Rede Globo tem o orgulho de integrar mais uma vez a lista das “10 empresas dos Sonhos dos Jovens”. Mais do que ser a empresa dos sonhos, queremos continuar sendo a empresa que realiza sonhos diariamente.

Temos o compromisso de ser a melhor empresa para o telespectador, o anunciante e também para nossos funcionários.
A área de Recursos Humanos da TV Globo, sempre atenta ao time de talentos internos, trabalha em busca da qualificação de seus profissionais, da valorização do ser humano e da construção de um ambiente de trabalho motivador. Esses são fatores fundamentais para continuar construindo uma TV feita com o talento, a competência e a paixão dos melhores profissionais do país.

Fomos pioneiros na adesão à extensão da licença-maternidade de 6 meses e na parceria com a Caixa Econômica Federal para envio, via SMS, do saldo do FGTS.

Qualidade, produtividade, criatividade, desafio e inovação são palavras-chave no vocabulário da Globo. Isso faz com que nossas equipes se superem a cada dia e mostrem todo o “Q” de qualidade que só nós temos tanto na frente das telas, como nos bastidores e nas equipes de apoio e suporte.

Antenada com o Meio Ambiente

A Globo está ligada na preservação do meio ambiente. Nosso compromisso se reflete em ações contínuas de reflorestamento e reposição da Mata Atlântica, como o plantio de 35.000 mudas da espécie nativa.

Contamos ainda com estação de tratamento de afluentes e de resíduos de tintas, caixa separadora de resíduos de óleo, coleta seletiva de lixo e muitas outras ações.

Além disso, a CGP possui um eficiente sistema de cogeração de energia elétrica e térmica, geradora de energia suficiente para abastecer uma cidade de 75.000 habitantes. Tudo à base de gás natural, não poluente, vindo da bacia de Campos. Já a Estação de Reuso de Água trata e reutiliza para reposição do sistema de refrigeração 252 mil litros de água descartados por dia.